Prefeitura de Itacaré intensifica vacinação contra gripe até dia 1º.
redação

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, está intensificando até o próximo dia 1º de junho a vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe, com a imunização em diversos postos de saúde da sede, no distrito de Taboquinhas e também com unidades volantes na zona rural. E para incentivar ainda mais a vacinação, está sendo colocado nesta quinta-feira um posto volante na Praça do Fórum, no centro da cidade.

A vacina é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta é vacinar 90% do público alvo, mas para isso é preciso que as pessoas que fazem parte desse grupo prioritário compareçam aos postos de vacinação.

A equipe da Secretaria de Saúde de Itacaré refirma que pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS)devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Dentre as principais ações que devem ser feitas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1 estão a preocupação de lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, utilizar lenços descartáveis, deixar o ambiente sempre ventilado, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres, evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão e evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

 
 
mais notícias....