Itacaré realiza a última semana da campanha de vacinação contra gripe.
redação
A campanha de vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe entra na reta final e para garantir um número bem maior de pessoas vacinadas, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando ainda mais o atendimento, aumentando o número de postos com o medicamento e implantando unidades volantes. Além do posto de saúde do bairro Santo Antônio (Bairro Novo), da Unidade Básica de Saúde do Centro e do Posto Maria de Lourdes, em Taboquinhas, também está sendo realizado o atendimento, durante toda essa semana, no posto do bairro da Marambaia e no Jairo Carneiro, no povoado do Cachimbo Seco, zona rural de Itacaré.
 
 
E na quinta-feira, dia 14, a Secretaria de Saúde vai realizar o Dia D Municipal de Vacina, intensificando a vacinação em todos os postos. Além disso, será implantado um posto volante na praça do Fórum e na praça dos Cachorros, pela manhã. A campanha de vacinação em Itacaré vai até o dia15 de junho e a meta é imunizar 90 por cento do público alvo mas para isso é preciso que as pessoas que fazem parte desse grupo prioritário compareçam aos postos de vacinação.
 
 
A vacina é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
 
 
A equipe da Secretaria de Saúde de Itacaré refirma que pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS)devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.
 
 
A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Dentre as principais ações que devem ser feitas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1 estão a preocupação de lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, utilizar lenços descartáveis, deixar o ambiente sempre ventilado, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres, evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão e evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.
 
 
mais notícias....