Vacinação contra gripe prossegue até esta sexta-feira em Itacaré.
redação

A campanha de vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe continua em Itacaré até esta sexta-feira, dia 22. E para garantir um número bem maior de pessoas vacinadas, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando ainda mais o atendimento, aumentando o número de postos com o medicamento e implantando unidades volantes. A meta é imunizar 90 por cento do público alvo mas para isso é preciso que as pessoas que fazem parte desse grupo prioritário compareçam aos postos de vacinação.

No último dia 14 a Prefeitura de Itacaré realizou o Dia D Municipal de Vacina, intensificando a vacinação em todos os postos. Além disso, foi implantado um posto volante na praça do Fórum e na praça dos Cachorros, pela manhã. A vacina é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A equipe da Secretaria de Saúde de Itacaré refirma que pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS)devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.

CASOS – O número de casos de pessoas que contraíram a doença é preocupante. De acordo com os dados oficiais, no período de 1º de janeiro a 9 deste mês, foram notificados 181 casos de gripe do subtipo A H1N1 e 22 mortes no estado da Bahia. Foram notificados também 1.231 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 93 óbitos. São 241 baianos que contraíram algum tipo gripe.

Foram confirmados casos de A H1N1 em 49 municípios, entre os quais Itabuna, Eunápolis, Uruçuca, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, que notificou 12 mortes causadas pela doença. Os demais óbitos ocorreram Apuarema, Camaçari, Irará, Lauro de Freitas, Retirolândia, Saúde, Sapeaçu, Serrinha, Uruçuca e Vitória da Conquista.

Entre janeiro e os primeiros dias de junho do ano passado, foram notificados 327 casos de Síndrome Respiratória Aguda, com 26 óbitos. Dentre eles, 25 foram confirmados para Influenza, sendo dois casos de Influenza A H1N1. No período foi registrada nenhuma morte causada pela A H1N1.

 
 
mais notícias....