Site de compras públicas do governo estadual ganha novo espaço para pregoeiros e membros de comissão de licitação.
redação

O portal Comprasnet.Ba terá uma nova página voltada a pregoeiros, equipes de apoio e membros de comissões de licitação do Estado. Idealizado pela Secretaria da Administração (Saeb), o espaço virtual vai estar à disposição dos usuários a partir desta quinta-feira (5), funcionando como a principal fonte de divulgação e atualização sobre os assuntos relacionados aos procedimentos licitatórios, de forma prática, rápida e interativa. 

A página terá conteúdos informativos, orientações técnicas, guias teóricos, legislação, calendário de cursos e eventos, dentre outras funcionalidades. O Comprasnet.Ba é o site de compras públicas do estado da Bahia, onde todas as informações sobre licitação ficam reunidas à disposição de fornecedores e empresas interessadas em participar de procedimentos licitatórios. Agora, o portal também vai concentrar as informações necessárias para os servidores públicos que atuam na área. plausível

O novo espaço do Comprasnet.Ba foi idealizado e desenvolvido pela Coordenação Central de Licitação (CCL),em conjunto com a Superintendência de Gestão da Inovação (SRL), unidades vinculadas à Saeb. A CCL tem a missão de desenvolver ações de modernização e aperfeiçoamento referentes aos procedimentos licitatórios do Estado, identificando necessidades, realizando cursos de capacitação, propondo normas e procedimentos, dentre outras atribuições, para promover o aperfeiçoamento contínuo da área. 

A página do Comprasnet.Ba também vai ajudar na sistematização das informações e uniformização dos entendimentos sobre licitação. O espaço virtual vai funcionar como um depositório de informação, onde pregoeiros, equipes de apoio e membros de comissão licitante e vão poder recorrer para obter conhecimento, ter acesso a dados e tirar dúvidas, dentre outros.

A página vai contar com sete seções distintas: Agentes de Licitação, Capacitação e Eventos, Minutas de Edital, Materiais de Apoio, Orientações Técnicas, Legislação e Perguntas Frequentes. Na seção Agentes de Licitação são apresentadas as definições de pregoeiros e comissões de licitação. Em Capacitação e Eventos constam conteúdos voltados à área, como a relação de cursos preparatórios e eventos, voltados à melhoria dos processos licitatórios e materiais didáticos utilizados nos cursos.

No ícone Minutas de Editais consta o link para acesso aos editais disponibilizados pela Procuradoria Geral do Estado. Já na seção Legislação também será possível acessar um link para os principais instrumentos normativos utilizados nas licitações realizadas no Estado. No tópico Materiais de Apoio, os visitantes poderão encontrar um Guia Prático, dividido em seis módulos, sobre diversos temas relacionados ao procedimento licitatório. Consta ainda um campo destinado às Orientações Técnicas para a elaboração de editais e de documentos técnicos, bem como para a utilização dos sistemas pertinentes à área, como o Simpas e o Licitacoes-e. Em Perguntas Frequentes será disponibilizada uma lista, sempre atualizada, das principais perguntas enviadas CCL, com as respectivas respostas.

O novo espaço vai funcionar como uma relevante ferramenta de comunicação para ampliar o trabalho de assessoramento técnico que já é prestado pela CCL aos servidores da área. Até o mês de junho do corrente ano, a Coordenação Central de Licitação disponibilizou 17 ações de capacitação, que garantiram a certificação de 607 servidores públicos, bem como prestou aproximadamente 1.060 atendimentos por telefone, email e de forma presencial, para atender às demandas de orientação e dúvidas.

 
 
mais notícias....