Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo começa sábado, dia 21, em Ilhéus.
redação

A Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e poliomielite inicia dia 6 de agosto. Mas, em Ilhéus, as ações serão antecipadas a partir do próximo sábado, dia 21 de julho, nos postos de saúde da zona sul de Ilhéus, que estarão abertos das 8 às 12 horas. As vacinas podem ser aplicadas nas unidades de saúde do PSF do Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá e Olivença CAE III (antigo SESP). A iniciativa visa maior conscientização dos pais no sentido de levar as crianças aos postos de vacinação.

 

Crianças de um ano até cinco anos formam o público-alvo da campanha, que prossegue até dia 31 de agosto. Contudo, a vacina contra o sarampo estará disponível também para pessoas com idade até 49 anos, público que terá acesso à imunização durante a semana, nas atividades de rotina dos postos.

 

De acordo com a secretária municipal de saúde, Elizângela Oliveira, além da ampliação do número de salas de vacinas, a Sesau vai promover um curso teórico e prático de capacitação, com carga horária de 20 horas, para todos os vacinadores. "Através do curso, vamos capacitar mais profissionais para atuar na campanha", ressalta, e detalha ainda que a vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta, e principalmente em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, ou portadores de neoplasia maligna e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia".

 

Programação – Conforme o Ministério da Saúde, o Dia de Mobilização Nacional será no dia 18 de agosto, com ações nas unidades da rede municipal de saúde. Além das ações do CAE III, estão previstos outros dias de mobilização, como no dia 04 de agosto, nos postos da área norte, que compreende as unidades de saúde do CSU, UBS do Iguape e PSF do Basílio. Os PSF da Barra e São Miguel serão agendados durante a semana. Já no dia 11 de agosto, as unidades da área oeste, entre elas, a Euler Ázaro, UBS do Banco da Vitória e PSF do Salobrinho.  

 

De acordo com a Sesau, serão disponibilizadas, na zona urbana, 13 salas de vacinas durante todo o período de campanha. Além das ações previstas em nível nacional, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) realizará intensa mobilização para a vacinação no município. Por sua vez, a coordenadora de Imunização da secretaria, acrescenta que as vacinas contra a poliomielite e o sarampo estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e informa que "essas doenças são sérias, que podem evoluir e levar a óbito, por isso os pais devem ter atenção ao período da campanha e levar seus filhos para imunização".

 

Poliomielite e sarampo – Conhecida popularmente como paralisa infantil, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90. A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar. Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções.

 
 
mais notícias....