Poder Público e sociedade debatem Plano de Metas da Gestão em Ilhéus.
redação

Algumas das transformações pelas quais passa a gestão pública no município de Ilhéus estão na introdução de sistemas de compartilhamentos, transparência e debate com a sociedade a respeito de questões de interesse comum. Nessa dimensão, o Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS), colegiado responsável pela coordenação, elaboração, discussão e monitoramento do Plano de Metas da Gestão, realiza, nesta quarta-feira, 18, das 9 horas ao meio dia, no Plenário da Câmara Municipal, audiência pública de abertura oficial da campanha do Plano de Metas Participativo 2017-2020. O encontro reúne convidados especialistas, lideranças populares e a comunidade, de modo geral.

 

Cidadãos e cidadãs de qualquer segmento social podem participar ativamente da escolha dos indicadores selecionados pela gestão municipal, norteados pelo Programa Cidades Sustentáveis, ao qual o município aderiu em 2017, a partir dos objetivos, metas e ações já definidos no Plano Plurianual 2018-2021. Passa a ser considerada uma boa prática a política de gestores do executivo de criarem oportunidades para a população exerça sua cidadania, tornar-se participante das decisões e apontar soluções mais adequadas ao seu bairro ou à sua atividade, os quais poderão ser acompanhados e melhorados até o final da gestão.

 

Ciclo de debates – De acordo com a agenda, os encontros temáticos do Comitê serão ao seguintes: dia 1º de agosto – Educação; dia 16/8 – Saúde; dia 29 de agosto – Desenvolvimento Social; dia 2 de setembro – Cultura; Dia 26 de setembro – Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Defesa Civil; dia 10 de outubro – Desenvolvimento Sustentável e Serviços Urbanos e Maramata; dia 24 de outubro – Agricultura, Pesca, Indústria, Comércio, Turismo e Esporte; dia 04 de novembro – Planejamento, Governo, Administração, Finanças, Comunicação, Jurídico, Controle Interno e Relações Institucionais. As reuniões serão abertas aos representantes e coordenadas pela Controladoria Geral do Município.

 

Ilhéus foi a terceira cidade do Brasil a ter a Lei do Plano de Metas, conforme Artigo 73 da Lei Orgânica Municipal (LOM), desde junho de 2008. O documento funciona como uma bússola, no qual estão previstas metas, as quais todos os governos municipais devem apresentar, até noventa dias de início de gestão, informando quais indicadores e o quanto devem melhorá-los até o fim da gestão. Deste modo, tanto o poder público quanto a população podem acompanhar, de forma mais clara, por exemplo, as ações na Saúde, na Educação, na Segurança Pública, na Mobilidade, e em que medida estão avançando,

 

O Plano de Metas é um importante instrumento de transparência da gestão pública, incentivado pelo Programa Cidades Sustentáveis, do qual Ilhéus é signatária. O Programa, que tem o Instituto Nossa Ilhéus como parceiro e mobilizador local, disponibiliza os indicadores sociais dos 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, incluindo Ilhéus, com o objetivo de que estes dados orientem as gestões e funcionem como um diagnóstico dos municípios. 

 

Acesse os indicadores: 

http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/BA/ilheus

 

 
 
mais notícias....