Centro de parto humanizado é inaugurado em Plataforma.
redação

Foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (6), o Centro de Parto Humanizado do Subúrbio, localizado nas novas instalações da Maternidade João Batista Caribé, no bairro de Plataforma, em Salvador. O equipamento tem capacidade para realizar 100 partos de baixo risco por mês. 

"Esse novo Centro de Parto Humanizado do Subúrbio desafoga as maternidades de referência do Estado, destinadas a casos de alto risco, que envolvem pacientes selecionadas por apresentar diabetes, hipertensão, obesidade, casos de partos gemelares ou de crianças com problemas identificados no pré-natal", explicou o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas.

O custo para a instalação do Centro foi de R$ 800 mil. A unidade possui um centro cirúrgico e 12 leitos de atenção ao parto, sendo quatro leitos de PPP (pré-parto, parto e puerpério), um leito de isolamento, quatro leitos de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e uma sala de recuperação pós-anestésica adulto. O prédio conta, ainda, com enfermaria, farmácia, emergência, sala de ultrassonografia e isolamento, jardim e outras dependências. 

Segundo a diretora da Maternidade João Batista Caribé, Zenilda Monteiro, "o atendimento será realizado conforme o Acolhimento com Classificação de Risco, após a chegada da mulher e do preenchimento de uma ficha, na recepção". Zenilda completou lembrando que, "após o parto humanizado, a equipe do Centro continua o trabalho, a fim de incentivar a integração familiar e a amamentação". 

De baixo risco, o parto humanizado enaltece o processo natural e não envolve substâncias químicas para estimular a saída do bebê. "Este tipo de parto está crescendo muito no Brasil e a proposta é que a mãe evolua em trabalho de parto sem interferência externa, por meio de estratégias de alívio não-medicamentoso da dor", concluiu Zenilda.

O Centro de Parto Humanizado do Subúrbio já começa a funciona a partir desta terça-feira (7), 24 horas por dia, sete dias por semana. O equipamento está localizado na Segunda Travessa da Rua Antônio Albino, em Plataforma.

 
 
mais notícias....