Prefeitura alerta para importância da vacina infantil contra pólio e sarampo.
redação

Para atingir a meta de 11 mil crianças com idade entre 12 meses e menores de cinco anos, imunizadas contra a poliomielite e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), a Secretaria de Saúde de Itabuna (SMS) começou a intensificar, desde a última segunda-feira (06) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo, cujo Dia D ocorrerá no próximo dia 18 em todo o país.

 

A vacinação em Itabuna é coordenada pela Rede de Frio da SMS e está sendo realizada diariamente em todas as unidades de saúde do município. A coordenadora Camila Brito conta que uma equipe técnica (enfermeiros, auxiliares, aplicadores, estudantes do Curso de Enfermagem, além de outros voluntários) está mobilizada para imunizar o público-alvo da campanha. "A vacinação se estenderá até o dia 31 deste mês, mas os pais não precisam esperar ate esta data", reforça.  

 

Camila diz que é importante os pais ou responsáveis apresentarem o cartão de vacinação da criança, considerado um documento imprescindível. "É por meio dele que se pode acompanhar a saúde, o desenvolvimento e o crescimento das crianças", ressalta a coordenadora de imunização do município.

 

Ela destaca que o documento ajuda não apenas a família, mas também os profissionais de saúde no acompanhamento e no cuidado com a criança desde o momento do nascimento com informações sobre o calendário básico de vacinação, principalmente.

 

A coordenadora da Rede de Frio informa também que nesse período não será realizada vacinação para adultos. A prioridade é atender um maior número de crianças contra doenças, em especial o sarampo que, segundo ela, é uma doença grave e que tem se espalhado por vários estados brasileiros.

 

"É preciso que os pais ou responsáveis atendam ao chamado e vacinem seus filhos menores de cinco anos, pois só por meio da vacinação é que vamos garantir o controle da doença em nosso município", alerta Camila e lembra que a vacina é distribuída gratuitamente pelo Ministério da Saúde e está disponível em todas as unidades de saúde de Itabuna.

 
 
mais notícias....