Lançada em Ilhéus a agência Sul da Bahia Global.
redação

Autoridades locais, dirigentes do Sebrae, empreendedores e a sociedade civil participaram do lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional denominado Sul da Bahia Global, na noite de segunda-feira (13), no Teatro Municipal de Ilhéus. A cidade foi escolhida para a apresentação do projeto, de iniciativa do Sebrae, que envolve também os municípios de Itabuna, Itacaré, Una, Canavieiras e Uruçuca.

 

Conforme a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, o  movimento nasceu com a aplicação do programa Líder e escolheu o Sul da Bahia como sede do projeto piloto. "Estabelecemos um recorte territorial de seis municípios da região com características e vocações econômicas similares. Durante 96 horas, ao longo de 2017 e 2018, realizamos vários encontros para a formação de um grupo que pudesse pensar o Sul da Bahia e levantar todos os indicadores regionais", explicou.

 

A gerente acrescentou que então surgiu a proposta de construção de um plano de desenvolvimento regional, "e hoje convidamos os atores da sociedade civil organizada, poder público municipal e iniciativa privada para se juntarem a esse movimento e pensar quais são as estratégias, diretrizes e um plano de ação do que a gente quer que seja fomentado pelo governo federal, pelo governo estadual, e pelos municípios envolvidos."

 

O evento contou com a participação dos diretores do Sebrae, André Ligório e Cecília Miranda. O prefeito Mário Alexandre foi representado pelo secretário de Governo, Gil Gomes. Também estavam presentes,  o vice-prefeito José Nazal Soub, secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio, diretor de Trânsito, Gilson Nascimento, diretor de Fomento ao Turismo da Setur, Gerson Marques,  vereadores Makrisi Sá e Ivo Evangelista, entre outros. A apresentação do plano e do vídeo foi feita pelo professor Cristiano Vilela, além de Inocêncio Magela e Augusto Portugal.

 

Futuro - Claudiana Figueiredo, informa que o trabalho vai focar  quatro diretrizes já estabelecidas: educação, ambiente e paisagem, infraestrutura e desenvolvimento econômico. "Isso deve se desdobrar em estratégias e num plano de ação que iremos defender através de uma agência de desenvolvimento, a Sul da Bahia Global, que está sendo lançada nesse momento. A previsão é que, na primeira quinzena de setembro, aconteça o primeiro encontro, e a institucionalidade que vai abarcar esse movimento. Ilhéus será a cidade que, mais uma vez, vai sediar esse encontro, por ser uma cidade-centro dos outros municípios e pela facilidade de acesso", disse.

 
 
mais notícias....