Uruçuca intensifica vacinação contra a poliomielite e sarampo.
redação

573d8018-ec40-4e06-9d76-663de71a35af

A Secretaria da Saúde de Uruçuca intensifica o alerta para vacinar todas as crianças do município de um ano a menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil e sarampo. Durante a mobilização nacional organizada pelo Ministério da Saúde estarão funcionando neste sábado (18), das 8 às 17 horas, o Centro de Saúde, os Programas Saúde da Família (PSFs) Dr. Edson Rosa, Everaldo Argolo e Independência, e o PSF do distrito de Serra Grande. De acordo com o cronograma de trabalho as equipes de vacinadores também levam a imunização às crianças da zona rural.

 

A enfermeira Michelle Fernandes, responsável técnica do Departamento de Vigilância em Saúde de Uruçuca considera defundamental importância os pais ou responsáveis levar o cartão de vacinação da criança. “É através deste documento imprescindível que os nossos técnicos podem acompanhar todo o desenvolvimento das crianças”.

 

Importância da vacinação – A poliomielite ou a paralisia infantil causa repentina dormência e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, e ao falar, tossir ou até respirar.

 

Por sua vez, o sarampo, doença altamente contagiosa pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe, porém aumentam ainda mais para o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo.

 
 
mais notícias....