Município estima recuperar veículos escolares até o final de dezembro.
redação

Caminho da Escola é um programa que foi criado para priorizar os alunos matriculados na educação básica da rede pública, prioritariamente, da zona rural. Trata-se de uma frota de veículos escolares, que visa garantir a segurança e a qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. Segundo a Administração Municipal, Ilhéus possui 29 rotas atendidas pelo programa e uma frota de 17 veículos (em estado precário) e adquiridos há cinco anos, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Prefeitura estima entregar a frota recuperada até o final de dezembro.

 

O servidor municipal, Wellington Souza é o chefe do setor de Transporte Escolar. Ele informou que destes 17 veículos, 05 foram recuperados e atendem a região de Olivença, Banco do Pedro, Juerana e Tulha. Os outros 02 estão na oficina, aguardando a chegada das peças. Os 10 ônibus, disse ele, "continuam parados num terreno inapropriado servindo de garagem, no bairro Nossa Senhora da Vitória. Por questões de logística e segurança, alguns veículos dormem no Colégio CAIC e no Estádio Mário Pessoa, até ser concluído o processo de contrato de uma garagem, no bairro do Iguape, coberta e segura para abrigar a frota", explicou.

 

Recuperação da frota – Wellington acrescenta que a atual gestão iniciou o processo de recuperação de toda sua frota. Na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, mais 02 veículos irão para a oficina. "Aos poucos, o município vai recuperando sua frota. Vão restar ainda 08 veículos a serem recuperados, à espera das peças. Mas para suprir as demandas, foram alugados 26 ônibus, através de recursos do PNATE - Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar para atender estudantes das diversas regiões. Grande parte destas localidades, são distantes, a exemplo de Inema, Pimenteira e Banco Central".

 

Com cerca de 1.200 quilômetros de estradas vicinais, a região interiorana de Ilhéus é formada por distritos, vilas e povoados que são bem afastados do centro da cidade. São beneficiados também pelos serviços, estudantes das localidades de Santo Antônio, Areia Branca, Couto, Japu, Salobrinho, Mariajape, São José, Lagoa Encantada, Castelo Novo, Retiro, Tibina, Aderno, Urucutuca, Ribeira das Pedras, Sapucaeira e Águas de Olivença.

 
 
mais notícias....