Itabuna regista fraco movimento no Dia D de vacinação contra pólio e sarampo.
redação

O Dia D da vacinação contra a poliomielite e o sarampo foi franco em Itabuna, apenas 41% do público alvo, ou seja, crianças menores de cinco anos de idade. A baixa procura durante a campanha no último sábado (18) em todas as unidades de saúde tem preocupado as autoridades de saúde, ao alertarem sobre os riscos que as crianças correm caso não esteja imunizadas, o que é feito por meio da vacina.

 

A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde de Itabuna, Camila Brito diz que a preocupação tem fundamento, porque, no caso do sarampo, a doença voltou ao Brasil este ano, por conta também da entrada dos imigrantes da Venezuela. Ela explica que o sarampo é contagioso e transmitido de pessoa para pessoa por meio de tosse, espirros, fala ou respiração.

 

"Também é possível se contaminar por secreções respiratórias ou da boca, da dispersão de gotículas no ar, que podem permanecer por um período relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como clínicas e escolas", alerta a coordenadora que é enfermeira. Ela diz ainda que Itabuna está longe de atingir a meta do Ministério da Saúde que prevê a imunização de pelo menos 95% do público alvo infantil.

 

A coordenadora da Rede de Frio de Itabuna adianta que o município vai continuar com a campanha em todas as unidades de saúde e faz um apelo à população, aos pais e aos profissionais da educação e de a saúde para se juntarem à luta em favor das crianças acima de um e até cinco anos de idade.

 

"É preciso que os pais se conscientizem e levem suas crianças para serem vacinadas. Elas precisam ser protegidas de doenças graves como o sarampo e a poliomielite, o que só pode ser feito por meio da imunização", reforça Camila. E para concluir, ela destaca alguns dos sintomas do sarampo, a exemplo febre alta, irritação nos olhos, coriza, falta de apetite e tosse, além de manchas avermelhadas no corpo.

 
 
mais notícias....