Eventos culturais agitam Ilhéus neste final de semana.
redação

Dois grandes eventos culturais agitam Ilhéus neste final de semana. De sexta a domingo (21 a 23), o município sedia a primeira edição da feira itinerante de impressos "Mundivagante", que acontece na Praça Ruy Barbosa, centro, das 14 às 19 horas e nas praças dos bairros Teotônio Vilela (14 às 19 horas) e Hernani Sá (10 às 15 horas). A Mundivagante é uma formado por zines, cordéis, brochuras, livros de artista, publicações de editoras independentes, fotografias, ilustrações, xilogravuras, gravuras e outros produtos artísticos que usam impressão – de preferência artesanal.

 

A vila de Sambaituba, localizada no distrito de Aritaguá, zona norte de Ilhéus, recebe o "Sarau das Estrelas", neste sábado (22), a partir das 18 horas, na quadra poliesportiva. Os projetos foram contemplados pelo edital Cultura Livre, concedido pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult). O patrocínio é da Prefeitura de Ilhéus e apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

 

O "Mundivagante" é realizado pelo Coletivo Saladistar Produções. A ideia é que a feira esteja sempre em movimento, alcançando pessoas de diferentes regiões para descobrir e expor o que novos e experientes artistas estão produzindo na Bahia. Além disso, busca incentivar formas alternativas de criação, linguagem artística, design e impressão que prescindiram do suporte de uma editora, de grandes mídias ou de financiamento direto.

 

"Sarau das estrelas" – O secretário da Cultura, Pawlo Cidade, destaca que o "Sarau das estrelas" promove uma reflexão sobre a relação do ser humano com o céu físico e simbólico. A comunidade terá uma noite diferenciada com observação do céu com telescópios, música, poesia e teatro em único evento.

 

Pawlo Cidade informou ainda que o "Sarau das estrelas" é um evento realizado por artistas, músicos e estudantes de física no Observatório Astronômico da Uesc, todas as terças-feiras. Representantes de escolas interessadas podem agendar visitas para conhecer o observatório através do endereço eletrônicohttp://www.uesc.br/projetos/observatorio/index.php?item=conteudo_agendamento.php.

 
 
mais notícias....