Assistência Farmacêutica de Uruçuca oferece à população mais de 100 itens da farmácia básica.
redação

A Secretaria de Saúde de Uruçuca, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica mantém em plena regularidade a distribuição de medicamentos básicos prescritos à população. O secretário municipal de Saúde, Marcos Francisco Pereira, informou que num esforço concentrado, o prefeito Moacyr Leite Júnior, após realizar levantamento das necessidades para o setor, assim que assumiu a gestão, vem fazendo a sua aquisição periódica para a farmácia básica.

 

Marcos Francisco Pereira acrescentou que o prefeito Moacyr Leite Júnior vem priorizando também a área de saúde do município. "Embora os municípios brasileiros também passam pela situação de Uruçuca de receber poucas verbas dos governos da Bahia e da União, estamos efetuando a compra e garantindo o elenco básico de medicamentos conforme o que está previsto na portaria ministerial 1.555/2013. Na farmácia básica existem 106 itens: a saúde mental com 36 itens, 42 outros disponíveis para medicações de emergência, além de atender demandas especiais de obrigação do Estado da Bahia".

 

O secretário municipal de Saúde explicou que a viabilização do serviço de distribuição de medicamentos básicos à população requer o aporte de mais recursos financeiros, inserção na estrutura organizacional formal, infraestrutura adequada e recursos humanos habilitados. "A assistência farmacêutica é parte integrante do Sistema Único de Saúde (Sus) e é componente fundamental para a efetiva e consolidação das ações de atenção básica e os demais níveis devem ser considerados como uma das atividades prioritárias da assistência à saúde", ressaltou.

 
 
mais notícias....