Caminhada da saúde marca ações do Outubro Rosa em Ilhéus.
redação

Chamar a atenção para a prevenção. É com este objetivo que a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizará a Caminhada Outubro Rosa, na próxima sexta-feira (19), nas ruas centrais da cidade. A ação marca o mês dedicado à luta contra os cânceres de mama e colo do útero, que neste ano tem como foco a saúde integral da mulher. A concentração será a partir das 9 horas, em frente ao Teatro Municipal.

 

A manhã de alerta contará com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e de Educação (Seduc), além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com os módulos Norte, Sul, Centro e Oeste, que já prestam serviços de atendimento à saúde feminina diariamente, Hospital Vida Memorial e Comissão da Mulher Advogada (OAB). Juntas, as entidades promovem, ao longo do mês de outubro, diversas atividades educativas, dirigidas às mulheres.

 

Ações – Serão oferecidos, gratuitamente, serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre mamografia e a saúde da mulher, oferta de teste rápido, solicitação de mamografia, preventivo ginecológico, encaminhamentos, entre outras ações. De acordo com a enfermeira Cláudia Patrícia, o propósito dessa articulação é conscientizar as mulheres sobre a necessidade de cuidados com a saúde, em especial os exames preventivos ao câncer.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o mais letal, sendo a segunda principal causa de morte na América Latina. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais mata mulheres na faixa dos 20 aos 59 anos, em todo o mundo. A doença também atinge homens, mas a incidência representa 1% do total.

 
 
mais notícias....