Estado promove formação de 2.520 educadores da rede municipal de Salvador.
redação
A Secretaria da Educação do Estado promove, até 2 de dezembro, uma formação continuada, na modalidade a distância, de 2.520 educadores da rede municipal de ensino de Salvador. A iniciativa é resultado do programa Formação pela Escola (FPE), do Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é executado na Bahia pela Secretaria da Educação do Estado. Os profissionais da educação são capacitados para execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
 
O curso é direcionado aos professores e coordenadores pedagógicos efetivos e em exercício de suas funções na unidade escolar que pretendem concorrer às eleições para diretor e vice das escolas municipais. Em um primeiro momento, nos meses de julho e agosto, os participantes fizeram um curso de Formação em Tutoria e Competência Básica. Agora, em novembro, a Secretaria da Educação do Estado monitora 63 turmas que foram montadas para atender a gestores das unidades escolares.
 
Como executora, a Secretaria da Educação do Estado é responsável pela coordenação e orientação de todas as etapas dos cursos, desde a abertura até a finalização das turmas, disponibilizando materiais didáticos e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA). Também faz o acompanhamento e monitoramento dos tutores e cursistas no AVA e no Sistema de Informação do Programa Formação pela Escola (SIFE).
 
A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado, Elenir Alves, destaca que “este curso tem uma importância muito grande para a gestão escolar porque trata do contexto das políticas públicas sociais, traz também um conteúdo de controle social fundamental, inclusive dos usos dos recursos do FDE. Mesmo sendo um curso a distância, deve acontecer um encontro presencial com todos os cursistas com previsão para o dia 27 deste mês”.

 

 
 
mais notícias....