IBGE altera novos limites territoriais de Itabuna.
redação

Itabuna teve seu território geográfico ampliado com 17 novos pontos incorporados ao município. A demarcação das novas divisas foi feita com base nos estudos elaborados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mapa já atualizado com os novos limites foi entregue esta semana ao prefeito Fernando Gomes pelo diretor do IBGE na região, Luiz Mafra.

 

No encontro ocorrido no gabinete do prefeito, o diretor explicou que a atualização de limites territoriais pelo instituto já foi feita em mais de 200 cidades de 11 estados brasileiros. Entre as áreas demarcadas estão o Cerrado, o entroncamento 21, próximo ao Rio Japu, Ilha do Quiricó, no Rio Cachoeira, Fazenda Santo Antônio e a área do Macro, às margens da BR 415, entre outros.

 

O prefeito Fernando Gomes ressaltou a importância da expansão territorial ao comentar que ajudará no planejamento tanto financeiro e de serviços de infraestrutura pela administração municipal. "A população dessas áreas será a maior beneficiada pois saberá para onde recorrer quando necessitar de serviços públicos", afirmou o prefeito. Ele adiantou que já designou uma equipe de agrimensores para fazer o reconhecimento das novas áreas que já fazem parte dos limites territoriais do município.

 

Sobre a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, o diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura, Erlon Botelho, que participou do encontro no gabinete do prefeito Fernando Gomes, explicou que o órgão tem o importante papel de prover e propagar informações geográficas e estatísticas, com o objetivo de formular políticas públicas, além de planejar programas para o desenvolvimento do Estado. "A SEI também coordena as informações cartográficas e demográficas necessárias ao conhecimento da realidade social, física e econômica baiana", concluiu o diretor.

 
 
mais notícias....