Prefeitura de Itacaré leva mais saúde para as comunidades da zona rural.
redação

Com a proposta de levar muito mais saúde para os moradores da zona rural, a Prefeitura de Itacaré está realizando, desde o mês de março desse ano, um programa de saúde no campo, com os serviços de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Somente esse ano já foram realizados cerca de três mil atendimentos nesse programa, totalizando uma média de 300 pessoas atendidas por mês.

 

Nessa primeira etapa o programa de saúde no campo está sendo desenvolvido nas comunidades do Fojo, Pancada Grande, Matinha e Camboinha, mas a proposta do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é de ampliar essas regiões beneficiadas, levando muito mais saúde para a zona rural. A equipe básica desse programa é formada pelo médico Sérgio Orsini e pela enfermeira Isadora Cajueiro. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, informou que todo esse trabalho faz parte do compromisso do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, de levar cada vez mais serviços de qualidade aos cidadãos.

 

Nesses atendimentos na zona rural são desenvolvidas ações de atenção primaria à saúde como consultas com médico clinico–geral, consulta de enfermagem, aferições de pressões arteriais e glicemia, vacinação, distribuição de medicamentos do programa hiperdia e medicações em geral e realização de curativos. Também é feito o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, planejamento familiar, ações de promoção e educação em saúde, encaminhamento para atenção especializada e coleta de exames laboratoriais no local.

 

De acordo com Ricardo Lins, a iniciativa da Secretaria de Saúde tem causado extrema satisfação às comunidades assistidas, pelo atendimento personalizado e humanizado dos profissionais, pela inserção da equipe às demandas locais, constatando in loco as prioridades e ações necessárias à promoção da saúde, e principalmente pela comodidade de ter no local de domicílio a presença da equipe de saúde qualificada, evitando o transtorno dos deslocamentos.

 
 
mais notícias....