Banco Mundial aprova investimento em cooperativa de café no sudoeste baiano.
redação
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está estimulando o crescimento produtivo da agricultura familiar, por meio de parcerias com o setor privado, com o edital Alianças Produtivas.
 
Os investimentos são realizados pelo projeto Bahia Produtiva, financiado pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial). Nesta terça-feira (4), representantes do projeto e do Bird visitaram a Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), em Barra do Choça, no território Sudoeste, contemplada no edital. A visita faz parte da Missão de Avaliação do Banco Mundial. 
 
De acordo com o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, a missão ajuda no alinhamento da estratégia e da execução do projeto. "Ao final da missão, temos instrumentos para melhorar a qualidade do nosso trabalho. Por isso, recebemos especialistas do Banco Mundial", disse. 
 
A especialista sênior em Desenvolvimento Rural, do Banco Mundial, Fátima Amazonas, afirmou que o trabalho que está sendo feito na Cooperbac deixa a equipe do Banco Mundial orgulhosa. “Ficamos felizes com o trabalho que nós estamos fazendo como agentes de desenvolvimento e de compartilhamento da riqueza e de redução da pobreza na área rural. Não basta apenas ter o convênio e a transferência de recursos, mas outros investimentos feitos nas pessoas. A parceria, de fato, essa aliança positiva, pelo que estamos vendo aqui, se configura com o conceito de aliança produtiva verdadeiramente 'preconizado' com essa metodologia que o banco vem promovendo”.
 
Nas etapas de execução do projeto estão previstos investimentos na estruturação das associações vinculadas, em equipamentos na agroindústria e em veículos para viabilizar o escoamento da produção.
 
Assistência técnica
 
O Bahia Produtiva também investe em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os beneficiários e, para acompanhar esta ação, o grupo visitou o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), em Vitória da Conquista, que atende 18 projetos de associações e cooperativas baianas do Sudoeste Médio Sudoeste com assistência técnica.
 
O presidente da Cedasb, Anacízio Xavier, enfatizou que as ações que estão sendo realizadas pelo centro têm como enfoque a agroecologia. “Também vemos como nossa prioridade a comunicação popular. Construímos tudo junto com os agricultores e eles têm voz ativa nas iniciativas promovidas pelo centro”.
 
 
mais notícias....