Projeto de requalificação atende antigas demandas de moradores do centro de Salvador.
redação
Antigas demandas dos moradores do centro de Salvador estão sendo atendidas pelo projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado. São melhorias que beneficiam ruas como Euzébio Ferreira, Fonte da Vovó e Prado Valadares, em Nazaré, e Rua e Travessa Frederico Mascarenhas, na Soledade.
 
Um dos desafios do projeto, em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), é proporcionar acessibilidade em ruas e travessas antigas, estreitas e íngremes, muitas dos quais nunca receberam qualquer tipo de manutenção, além de minimizar ao máximo os transtornos para os moradores, empresários e instituições presentes em cada uma das mais de 300 ruas que estão sendo contempladas.
 
No contato prévio com os moradores da região da Prado Valadares e Fonte da Vovó, a comunidade solicitou a inclusão de três travessas para execução de melhorias no pavimento, nas calçadas, e ainda a construção de sarjeta para facilitar o escoamento da água e evitar alagamentos. 
 
Esse contato prévio — um dos diferenciais do ‘Pelas Ruas’ — é realizado pela equipe de Mobilização Social da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder) para esclarecer pontos da iniciativa. "Moro aqui há 40 anos e, pela primeira vez, estamos sendo atendidos. Era difícil andar por aqui. Hoje está tudo beleza", comemora o aposentado Abdone dos Santos, 82 anos. 
 
Cuidados especiais 
 
A coordenadora de mobilização social do projeto, Sydney Oliveira, relembra o primeiro contato com as 140 famílias que vivem na Rua Fonte da Vovó. "É neste momento que particularidades da rua são observadas, os aspectos importantes da sua composição, as instituições presentes, moradores que precisam de cuidados especiais, como cadeirantes e idosos. O cuidado é intensificado quando, por exemplo, há necessidade de interrupção dos serviços de água, luz, telefone e também interdição do tráfego", esclarece. 
 
Não foi diferente na Soledade. A empresária Maristela Nagata, da Lavanderia Japoneza, destaca que "foi muito importante a abertura desse diálogo com a Conder. Hoje a obra está sendo concluída. Nesses 50 anos de empresa, é a primeira vez que a Rua e a Travessa Frederico Mascarenhas são beneficiadas”.
 
Etapas 
 
As obras do projeto geralmente começam com a requalificação dos passeios com melhorias na acessibilidade para, em sequência, serem iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via. Serão contempladas mais de 300 ruas em todo Centro Antigo, com um investimento de R$ 124 milhões.
 
As obras estão sendo executadas por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da região. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro com obras já iniciadas.
 
A Rua Prado Valadares e as travessas Euzébio Ferreira, Fonte da Vovó, em Nazaré, e Rua e Travessa Frederico Mascarenhas, na Soledade, integram o lote 5 do ‘Pelas Ruas’, onde estão sendo investidos R$ 12 milhões para a requalificação urbana de 46 ruas. Em 35 delas os serviços já foram concluídos, em oito estão em execução e em três vias a obra irá iniciar.
 
 
mais notícias....