Cão-terapeuta visita crianças internadas no Hospital Geral Roberto Santos nesta segunda.
redação

Os pacientes internados na enfermaria pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, receberão uma visita bem inusitada na próxima segunda-feira (17). Trata-se de Angus, um labrador especializado em ‘cãoterapia’.

Angus, na verdade, atua como co-terapeuta, já que recebeu treinamento especifico do Grupo Neurofuncional de Atendimento e Pesquisa (GNAP) para fazer as intervenções de tratamento junto aos profissionais da assistência. Para ter acesso à área onde as crianças estão internadas, o labrador toma todas as vacinas.

Programada para acontecer às 14h, a ação tem anuência da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-HGRS), que não indica o contato do cão com pacientes em isolamento. Ao final da visita, inclusive, a equipe fará coleta para exame rápido nas crianças.

As precauções serão redobradas pois, conforme adianta a coordenação da enfermaria pediátrica do HGRS, existe um projeto para incluir a ‘cãoterapia’ no tratamento das crianças. “Nós estamos nos cercando de todos os cuidados para que essa técnica se torne rotina. Nesse primeiro momento, o cão vai ficar na brinquedoteca, junto aos treinadores. Aí, formaremos grupos para ir lá interagir com ele”, explica a enfermeira Mariana Fonseca, responsável pela unidade.

 
 
mais notícias....