Festa em louvor a São Sebastião começa sexta-feira.
redação

A fé do ilheense católico é sempre renovada durante os tradicionais festejos dos seus padroeiros. Nesta sexta-feira (11), às 19 horas, será aberta a festa em louvor  a São Sebastião, padroeiro da Catedral diocesana. Ilhéus São Sebastião é também, patrono dos estivadores.

 

Com o tema central "Batizados em enviados: a igreja de Cristo em missão pelo mundo", o novenário vai abordar  desde a iniciação cristã, a missão é o bem comum numa igreja em saída finalizando com o " testemunho missionário na vida de São Sebastião"

 

O cronograma de atividades acontece por nove dias com orações, louvores, recitação do terço, apresentações culturais e ladainhas. Cada noite com um explorando um tópico específico dentro da linha de reflexão principal. Diversas paróquias situadas na zona urbana da cidade participam das festividades.

 

O encerramento das celebrações será no dia 20 de janeiro, com alvorada às 5 horas, missa solene às 10 horas, procissão com saída da Catedral, na Praça Dom Eduardo, contornando o morro São Sebastião, percorrendo as ruas centrais e, pela Av. Soares Lopes retornando a Catedral, onde após a missão encerra festa.

 

O padre Paulo Brandão, lembrando um pouco da História da Igreja "as festas de padroeiro remontam à Idade Média na Igreja e continuam ativas em todas as paróquias espalhadas pelo Brasil.".

 

Ele destaca o sopro de renovação tem dado vitalidade a essas festas, tornando-as fortes momentos de evangelização. "A Festa do padroeiro é fundamental no processo de evangelização de uma paróquia. A festa, bem preparada, nos ajuda a reunir o povo de Deus", pontua o padre Paulo Brandão, pároco da Catedral que está na área de abrangência da paróquia de São Jorge, uma das mais antigas da Bahia.

 
 
mais notícias....