Feira Cidadã oferta serviços para mais de 5 mil baianos em Caetanos.
redação

A Feira Cidadã chegou ao município de Caetanos, no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (10), com a realização de diversos procedimentos médicos e ações de cidadania. A iniciativa — idealizada presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto — atende mais de cinco mil pessoas até sexta-feira (11). A cidade, que completou 30 anos na última terça (8), foi presenteada com a primeira edição da Feira Cidadã de 2019. 

No primeiro dia de evento, a população do município formou uma longa fila para receber as fichas de atendimento. Entre as especialidades com maior procura estão os exames oftalmológicos e odontológicos. Além desses, os moradores podem realizar consultas com cardiologista, ginecologista, exames de mamografia, preventivo, raio-x, ultrassonografia, entre outros. 

Uma unidade móvel do SAC também está em Caetanos para emissão de carteiras de identidade. Nos dois dias de atendimento, 500 documentos de identidade serão emitidos. 

Os pacientes atendidos pelo oftalmologista e que tenham necessidade de utilização de óculos recebem a armação dos óculos gratuitamente. A dona de casa Ataiane Silva levou a filha Thifany para fazer exames e ficou surpresa com a estrutura que encontrou. “Eu trouxe minha filha para fazer exame de vista. Meu pai também veio e, após o diagnóstico de catarata, ele já saiu com a cirurgia marcada. É uma oportunidade única e que dificilmente iremos ver novamente”, destaca. 

Segundo o assessor de comunicação das VSBA, Gustavo Urpia, a iniciativa pretende facilitar o acesso da população de diversos municípios da Bahia aos serviços de saúde. “A gente sabe que tem muitos municípios pequenos e distantes do grandes centros de saúde. A intenção é fazer o bem por meio da chegada desse atendimento de saúde e cidadania para aqueles que mais precisam. Todos os cidadãos de Caetanos que procurarem a feira serão atendidos nestes dois dias”, garante. Ainda de acordo com Urpia, durante os dois anos de realização da feira, a iniciativa já beneficiou mais de 100 mil baianos.

O prefeito de Caetanos, Paulo de Reis, visitou a feira e comentou esta “é uma ação que representa muito para cada um de nós. O nosso município está entre os três mais pobres do estado e tínhamos uma fila muito grande para diversos exames médicos. Com certeza, nesses dois dias, a feira irá zerar essa demanda".

 
 
mais notícias....