Centro de Controle de Zoonoses presta relevantes serviços em Ilhéus.
redação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus, um órgão ligado ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, está em pleno funcionamento e presta importantes benefícios para a saúde pública. O trabalho dos agentes vai além de recolher animais espalhados pela cidade, pois a unidade oferece serviços como vacinação, castração, saneamento ambiental, adoção, entre outros.

 

Segundo o veterinário e coordenador do CCZ, Aloísio Correia, denúncias de infestação de ratos, caramujos e escorpiões, são frequentes em Ilhéus. "Quem denuncia recebe uma equipe em casa, que prontamente resolve o problema com o combate e orientações voltadas para a prevenção de novos insetos", esclarece.

 

Ainda segundo o coordenador, o Centro de Controle de Zoonoses acomoda hoje cerca de 30 animais, entre cães e gatos, que recebem cuidados como alimentação e vacinação. Também presta um relevante serviço de recolhimento de qualquer animal que esteja em situação de rua oferecendo risco iminente de acidentes, transmissão de doenças ou agressão à população.  Isso inclui todos os animais, desde vacas, cavalos e até cães ou gatos. 

 

Outras ações significativas do setor é a vacinação gratuita de cães e gatos, para contribuir com a erradicação da raiva, e a castração. Todo o início de mês, são agendadas as castrações que serão realizadas no decorrer de todo o ciclo. Em fevereiro, a data para agendamento é o dia 4. Interessados devem comparecer à unidade, que funciona das 7h30 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Rodovia Ilhéus-Itabuna, entrada do bairro Teotônio Vilela. Em média, 60 animais são castrados por mês no Centro de Controle de Zoonoses.

 
 
mais notícias....