Prefeitura inaugura central de monitoramento eletrônico da Guarda Civil Municipal em Ilhéus.
redação

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), inaugurou a Central de Monitoramento Eletrônico da cidade, na manhã desta terça-feira (12), nas dependências do Ginásio de Esportes Herval Soledade, centro. Presentes no ato, o secretário municipal de Relações Institucionais, Sérgio Sousa, representando o prefeito Mário Alexandre, vereadores Ivo Evangelista e Juarez Barbosa, tenente coronel PM Rivas, major PM Pinheiro, major PM Robson Farias, major do Exército, Anderson Carlos, agente da Policial Federal, Zacarias Leal, representando o delegado, André Lavor e membros do Corpo de Bombeiros.

 

A sala que abriga a central recebe o nome de Nerivaldo Henrique Silva Fonseca, Capitão PM Henrique, homenagem póstuma do comando da GCM militar, que era lotado na 68ª CIPM e que faleceu recentemente aos 55 anos de idade. Emocionada, a filha do capitão agraciado, Carolina Silva, falou sobre o amor do seu pai ao trabalho. "Meu pai prezava pelas coisas simples da vida, suas forças foram enterradas em solo ilheense, junto com o seu suor e sangue. Ele vive agora em monumento e em nossa memória", declarou.

 

Para o comandante da GCM, Leonardo Bandeira, este é um importante passo na tentativa de coibir infrações e possíveis delitos. "O serviço contempla postos de saúde e escolas. Brevemente, inauguraremos a sala de armas, onde faremos cooperação técnica com a Polícia Federal. Temos parceria com as polícias Civil, Militar e Federal, justamente para criar um elo de integração. Precisamos estar unidos para vencer a guerra contra o crime organizado", concluiu.

 

Comando técnico - Sob o gerenciamento da GCM e de profissionais capacitados (analista de sistema, técnico de informática e programador), o serviço propõe mais segurança aos moradores e rapidez nas ações em parceria com os comandos de segurança da cidade.

 

A central fará o monitoramento de 26 câmeras de média resolução em prédios, ruas e locais públicos, além de 70 sensores de presença instalados em unidades de saúde e escolas municipais, via internet, que também terá acompanhamento via celular. Em breve, outras câmeras de vídeo monitoramentos serão instaladas dentro e fora da Casa Jorge Amado e no Teatro Municipal de Ilhéus, abrangendo o centro histórico da cidade.

 

O Comando da Guarda Municipal, teve a sua unidade, que fica localizada ao lado do Ginásio de Esportes, Herval Soledade, toda reestruturada com salas climatizadas, acessibilidade, além de espaço com beliches, cozinha e banheiro, para o descanso da equipe de monitoramento, que atuará em revezamento de 24 horas.

 
 
mais notícias....