Técnicos da Prefeitura iniciam vistoria nas feiras livres de Itabuna.
redação

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através do Departamento de Agricultura, que é vinculado a Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, deu início a uma série de visitas técnicas que serão realizadas nas feiras livres da cidade com o objetivo de traçar um diagnóstico dos principais problemas que são enfrentados pelos consumidores e comerciantes que frequentam estes locais.

 

A Feira do São Caetano foi à primeira visitada na manhã de hoje (26), com representantes de diversas Secretarias e Departamentos do município, a exemplo de Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Departamento de Limpeza Pública, Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Guarda Civil Municipal, Emasa e Departamento de Indústria e Comércio.

 

"A ideia é realizar um diagnóstico do que compete a cada setor envolvido neste projeto e apresentar um relatório ao prefeito Fernando Gomes para que se possa realizar ações a curto, médio e longo prazo", explicou o Diretor de Agricultura, Erlon Botelho. A questão de saúde pública é o ponto crucial para as mudanças que precisam ser implementadas, mas também já foram identificadas demandas estruturais importantes, como por exemplo, na estrutura metálica, instalações elétricas, telhado e sanitários.

 

O coordenador da Vigilância Sanitária de Itabuna, Manoel Matos, ressalta a importância dos alimentos perecíveis, inclusive as carnes, serem armazenadas de maneira adequada, refrigeradas e com carimbo de inspeção. "Tudo passa pela questão da saúde pública. O estado de putrefação inicia a partir do momento da morte do boi, mas infelizmente muitas pessoas não tem consciência do perigo saúde humana consumir carne inapropriada", alerta.

 

Vale ressaltar que a equipe técnica continuará visitando as feiras livres de Itabuna - Califórnia, Pontalzinho e Centro Comercial -, para também fazer um diagnóstico e ao final apresentar um relatório ao prefeito Fernando Gomes apontando as demandas de cada local.

 
 
mais notícias....