Grupamento de Bombeiros Militar de Vitória da Conquista inicia cursos de Vistoriador em Segurança contra Incêndio.
redação
O 7°Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM) de Vitória da Conquista iniciou, nesta segunda-feira (11), os Cursos de Operações em Incêndio (COI) e de Vistoriador em Segurança Contra Incêndio (CVSCI). A aula inaugural aconteceu no auditório da faculdade Fainor. 
 
O CVSCI tem o objetivo de capacitar os bombeiros militares em reconhecer os sistemas de segurança contra incêndio e pânico existentes e de torná-los aptos a exercerem a função de vistoriador em edificações. Além disso, objetiva padronizar o processo de vistoria técnica no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), minimizar os erros por desconhecimento de normas, leis e sistemas de segurança contra incêndio e pânico e fomentar o estudo na área de segurança contra incêndio.
 
Já o COI é um curso que considera a especificidade da atividade de combate a incêndio, o alto risco nas operações e a necessidade de unificação e uniformização de procedimentos para tal atividade no âmbito do CBMBA.
 
Durante os treinamentos, os bombeiros militares vão se atualizar também sobre a importância não apenas do combate, mas das atividades técnicas que fiscalizam os sistemas preventivos das edificações daquela região. Além de combater os incêndios, o maior foco é a prevenção, por isso, os alunos serão capacitados sobre a legislação contra incêndio e pânico nos imóveis, públicos ou privados.
 
"Trabalhamos incansavelmente para preparar o nosso efetivo, dessa forma conseguimos uma atuação mais precisa, não focamos apenas o combate, mas principalmente a prevenção para que o sinistro não aconteça e caso venha a conhecer estamos dotados de técnicas seguras e precisas para o combate", explicou o major BM Valdir Ferreira, comandante do 7º GBM.
 
Ao todo, 63 bombeiros militares participam das duas capacitações, sendo 25 do COI e 38 CVSCI. O COI tem uma duração de 230 horas/aula com atividades teóricas e práticas  faz parte das atividades de capacitação que acontece para todo o efetivo do CBMBA. Já o CVSCI tem carga horária de 200h/a também com aulas teóricas e práticas.
 
 
mais notícias....