Prefeitura Itacaré realiza ações de orientação e combate a tuberculose.
redação
Com a proposta de prevenir e orientar a comunidade sobre como evitar a tuberculose, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, realizou uma série de atividades nos postos de unidades de saúde do município. A iniciativa fez parte da ação do Dia Mundial da Tuberculose e contemplou ações como palestras sobre os sintomas, riscos e forma de tratamento da doença.
 
Durante as atividades os profissionais da área de saúde mostraram à comunidade sobre como evitar a tuberculose e a necessidade de realizar os exames, caso existam suspeitas. Também orientaram aos pacientes de Itacaré como realizar o tratamento e o acompanhamento, que já vem sendo feito nas unidades de saúde do município. As ações de combate e orientação sobre a tuberculose foram realizadas nos postos de saúde III e IV e também no Posto de Saúde Jairo Carneiro, na zona rural do município.
 
Nas palestras as equipes da Secretaria de Saúde informaram que os principais sintomas da doença são o emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
 
O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
 
No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.
 
 
mais notícias....