Seminário em Itacaré discutiu sistema de atendimento a criança e adolescente.
redação
Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de diversos municípios regionais participaram nos dias 09 e 10 de maio, no Hotel Papa Terra, em Itacaré, do I Seminário Regional, que teve como tema "O Atendimento em Rede da Criança, do Adolescente e da Família e o Sistema de informação para infância e adolescência – SIPIA". O evento foi aberto aos atores do Sistema de Garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e candidatos a membros do Conselho Tutelar, fortalecendo toda a rede protetiva que atua em defesa e promovendo os direito fundamentais da população infanto-juvenil de Itacaré e região.
 
O objetivo foi contribuir com discussões no que dizem respeito ao exercício da cidadania e à proteção integral aos interesses da criança e do adolescente, fazendo alusão também que o dia 18 de maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A realização foi da Empresa LDG Consultoria e Assessoria em Direito Humanos de Crianças e Adolescentes com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar do Município.
 
O evento teve como palestrantes representantes da Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Itacaré, Juizado da Infância e Juventude e também Graziela Cristina Luiz Damasceno Gabriel, consultora em Direitos Humanos de Criança e Adolescentes, presidente da Associação Catarinense de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares, membro do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares e coordenadora Técnica Estadual do Sipia Conselho Tutelar (CTE/SC).
 
Durante os dois dias do evento foram debatidos temas como "Enfrentamento de questões frente aos atendimentos da rede de proteção a criança e adolescente e competências do Ministério Público em conjunto com os demais órgãos", "O Atendimento em Rede da Criança, do Adolescente e da Família e o Sistema de informação para infância e adolescência - SIPIA", "importância da implantação e implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência –(SIPIA) e "O processo unificado de escolha dos membros dos conselhos tutelares". Também foram esclarecidas dúvidas e realizada uma confraternização entre os participantes do seminário.
 
 
mais notícias....