Cidade Empreendedora faz Ilhéus acelerar desenvolvimento econômico.
redação

Com pouco mais de 164 mil habitantes, segundo o IBGE, e ocupando boa colocação no ranking dos municípios baianos que mais geram empregos no país, Ilhéus passa a contar com mais um incentivo ao empreendedorismo. Na segunda-feira (20), a gerência regional do Sebrae se reuniu com secretários e agentes do governo municipal, para apresentação das etapas iniciais do Programa Cidade Empreendedora. O encontro foi realizado no Centro Administrativo, bairro da Conquista.

 

Contente com a classificação, o prefeito Mário Alexandre salientou que Ilhéus vive este momento por sua incrível capacidade administrativa com envolvimento de gestores públicos que entregam resultados comprovados. "Estamos projetando a cidade para o futuro, e isso passa pelo empreendedorismo. Faremos isso com a implantação de projetos que resultarão em estímulo ao surgimento de pequenos negócios e uma modernização da gestão pública", destacou. 

 

A coordenadora Regional Sebrae, Claudiana Figueiredo, diz que Ilhéus é um dos pouquíssimos municípios da Bahia contemplados no programa. "Agora é participar das oficinas, implementar as estratégias e trabalhar firme", acrescenta. Já o secretário o titular da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), Paulo Sérgio declarou que "o município oportunizou a transformação através da implantação de políticas de desenvolvimento econômico, o que facilitou a elevação do número de empreendedores individuais".

 

Eixos – A iniciativa do Sebrae tem duração de 20 meses, e é dividida em pontos chave. O eixo gestão púbica pretende trabalhar atores em liderança, desenvolvimento e elaboração de projetos. No eixo eixo Educação Empreendedora, alunos do ensino fundamental I e II são capacitados e suas competências ativadas. No terceiro eixo, a desburocratização deve integrar rede e sala do empreendedor. E, por último, o eixo Compras Públicas e Energia visa criar um ambiente favorável a novos negócios, dando dinamismo econômico com trabalho, renda e desenvolvimento.

 

O encontro foi acompanhado pelos secretários municipais, Mauro Alves (Governo), Bruno Miranda (Planejamento), Eliane Oliveira (Educação), Márcio Cunha (Fazenda), Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social), Átila Docio (Infraestrutura), Hermano Fahning (Serviços Urbanos), além do diretor da Sutram, Gilson Nascimento e do coordenador de Patrimônio e Inclusão Digital da Secult, Airton Carvalho.

 
 
mais notícias....