Pregões eletrônicos no Estado registram aumento de 74% em 2018.
redação

A quantidade de licitações públicas realizadas através de Pregão Eletrônico aumentou para 74% em 2018, passando a ser maioria no procedimento, em relação a 2015, quando 41% delas eram feitas através desta modalidade. Essa diferença é resultado de um trabalho de capacitação da Secretaria da Administração (Saeb), através da Coordenação Central de Licitações (CCL), no intuito de potencializar os benefícios dessa modalidade para todos os envolvidos no trâmite. Em 2019, já foram realizados 11 cursos, beneficiando a 301 servidores.

Esses dados foram revelados durante o I Workshop para Agentes de Licitação do Estado da Bahia, que reuniu cerca de 130 servidores nesta quarta-feira (22), na Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), na avenida Barros Reis, em Salvador. O objetivo principal do evento foi possibilitar o intercâmbio de experiências por meio da discussão, debate e realização de atividades práticas sobre os temas relacionados.

Durante o workshop, foram apresentadas as novas minutas de edital que foram disponibilizadas no site da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na explanação da coordenadora de Orientação e Aperfeiçoamento em Licitação da CCL, Tatiana Amorim, foram ressaltadas as novidades dos editais matrizes geral, para registro de preços, bem como o edital padronizado para a contratação de obras e serviços de engenharia. A apresentação teve a participação do procurador do Estado, André Magalhães.

Para o agente de licitação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Michel Blohem, o evento foi uma oportunidade de agrupar os profissionais da área e dirimir dúvidas comuns. "É muito importante e gratificante esse aprendizado contínuo, que vai nos deixando cada vez mais preparados e à vontade para atuar na área", disse.

O evento também possibilitou aos agentes de licitação a participação nas oficinas com temas específicos relacionados às atividades exercidas no dia-a-dia, como Benefícios concedidos às Micro e Pequenas Empresas (MPE's); Recursos Administrativos na Licitação; e Procedimentos nas Sessões Públicas das licitações presenciais. Além do coordenador Geral da CCL, Marcos Lopes, esteve presente ao evento a procuradora do Estado, Mariana Caribé.

 
 
mais notícias....