Simulado capacita profissionais da segurança pública para grandes eventos.
redação

Até meados do mês de junho, 200 integrantes de diferentes áreas da segurança pública participam das atividades de um simulado de acidentes em grandes eventos. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia é o responsável pelo treinamento e nesta sexta-feira (24), concluiu a instrução de mais um grupo de 40 pessoas de instituições como as Polícias Civil e Militar da Bahia, Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência, além de órgãos vinculados à prefeitura municipal. 

A Arena Fonte Nova foi o local escolhido para a capacitação dos profissionais já que o estádio recebe os jogos da Copa América no próximo mês. O coronel Antônio Júlio Nascimento, do Corpo de Bombeiros, destaca que o objetivo do simulado é possibilitar o trabalho de forma integrada. “É uma ação que integra as forças públicas federais, estaduais e municipais para que possam atuar no atendimento de um possível evento com vítimas na Arena Fonte Nova. O objetivo é integração e percepção de risco para, com isso, analisar, conhecer, identificar e neutralizar um possível incidente”, explica. 

No local foram realizadas simulações envolvendo socorro às vítimas de contaminação de produtos químicos , além de busca e resgate em estruturas colapsadas, envolvendo desabamentos. Para o major Ramon Diego, comandante de treino e socorro do simulado, a realização da atividade na Arena é fundamental para o sucesso do treinamento. 
“Estar na Arena Fonte Nova nos permite uma antecipação dos cenários e a gente consegue alinhar as ações operacionais e estar preparado para uma resposta rápida. No caso da Bahia, que é uma porta de entrada para grandes eventos, é importante que a população saiba que tem um efetivo capacitado para atuar em evento dessa natureza”, ressalta. 

Segundo o coordenador de operações da Arena, Igor de Oliveira, o equipamento recebe cerca de um milhão de pessoas por ano e a segurança dos visitantes é uma prioridade. “Hoje a Arena Fonte Nova é a principal casa de entretenimento da cidade seja para eventos esportivos ou não. Com isso, sempre realizamos um trabalho preventivo para garantir a segurança do publico e mais uma vez estamos acompanhado esse simulado de capacitação para atuar em qualquer possível emergência”. 

 
 
mais notícias....