Produtos da agricultura familiar para segmento fit ganham consumidores em feira internacional.
redação
A agricultura familiar da Bahia se mostra cada vez mais diversa, promissora e atenta às novidades. No que diz respeito à gastronomia Fit, o segmento apresenta sua potencialidade na Naturaltech 2019, feira especializada em alimentos e produtos naturais, realizada até este sábado (8), no Anhembi, na capital paulista. 
 
Entre os alimentos que contribuem para o ganho de massa muscular, fortalecem os músculos ou dão energia estão o nibs de cacau, mel, chocolates, castanha de caju, guaraná, licuri, pólen e café, produzidos por cooperativas baianas. Os produtos estão expostos no estande Bahia Produtiva, instalado em uma área de 100 m², totalmente ambientado para receber o público visitante da Naturaltech. O estande está localizado na rua F-E/10-11.
 
Representante da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), do município de Ilhéus, Carine Assunção tem recebido os visitantes destacando a qualidade dos produtos que levou para comercializar durante a Naturaltech. “Na linha Fit, nós temos o cacau em pó, que é 100% cacau, sem nenhum aditivo químico e sem açúcar. Temos também o chocolate com açúcar demerara, que vem com 35% de cacau. Esse é um produto natural, também sem nenhum aromatizante, sem conservantes, super natural e super fit", explica. 
 
Foto: SDR
(Foto: SDR)
 
No total, 17 empreendimentos da agricultura familiar recebem apoio do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para expor e comercializar produtos na maior feira de produtos sustentáveis da América Latina. 
 
Produtos
 
Entre os produtos que vêm ganhando espaço, principalmente nas academias, está o nibs, amêndoa de cacau fermentada, seca, torrada e triturada, que promove diversos benefícios para a saúde, quando inserido regularmente na alimentação.
 
A nutricionista Tamara Ferreira explica que o nibs contribui para reduzir o açúcar no sangue, o colesterol ruim e a gordura corporal. “É um alimento antioxidante, que contribui para evitar doenças cardiovasculares. Pode-se utilizar antes do treino, pois dá energia, e é um alimento versátil, que dá para consumir com uma vitamina, no bolo, biscoitos, shakes, iogurtes”, afirma. 
 
Também se destacam o mel, o café e o guaraná, como alimentos energéticos, que aumentam a disposição e combatem o cansaço; a banana, como fonte de potássio, que fortalece os músculos, diminui as câimbras, a fadiga e a apatia mental; e o chocolate, em que é possível encontrar um estimulante natural chamado teobromina, alcaloide que dá mais energia e melhora o humor. Além disso, a novidade da vez no universo da nutrição funcional é o pólen de abelha, que aumenta os níveis de energia e diminui o desejo por alimentos gordurosos. 
 
Foto: SDR
(Foto: SDR)
 
Tamara observa que a agricultura familiar é uma forte aliada para manutenção da saúde. “São produtos mais saudáveis, que fornecem uma maior quantidade de sais minerais, vitaminas e de compostos bioativos que vão tratar e prevenir doenças, além de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta”.
 
 
mais notícias....