Etapa do Brasileiro de Surf Júnior começa neste sábado em Itacaré.
redação

A praia da Tiririca, em Itacaré, receberá nos próximos dias 15 e 16 de junho, sábado e domingo, o melhor do surf brasileiro de base para as disputas do Damasco e Backfish do Campeonato Brasileiro de Surf Júnior Tour. O evento tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Itacaré. A realização é da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e da Associação de Surf de Itacaré, com a supervisão e autorização Federação Baiana de Surf.

 

O confronto entre seleções estaduais da CBSurf tem a marca da modernidade e renovação em um formato único e tradicional. Nele, além de cinco títulos individuais, o selecionado de cada estado busca se tornar campeão da etapa e ser líder nacional, para tanto depende dos pontos máximos de sete surfistas de sua delegação, sendo completa quando devidamente uniformizada, portando a bandeira do estado e tendo uma surfista Sub 16, outra Sub 18, mais uma dupla masculina em ambas, além da Sub 14, a de "entrada" do CBSurf Júnior Tour, e na qual, há 12 anos, o atual defensor do título mundial Gabriel Medina fez sua estreia nacional.

 

Como surfista iniciante, Medina representou São Paulo já em 2007 e venceu final que contava, entre outros três, com Ítalo Ferreira, do Rio Grande do Norte, e hoje, também, sério candidato a representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020. E são novos "Ítalos & Medinas" e novas "Silvanas & Tatis" que o CBSurf Júnior Tour busca revelar a cada temporada, de forma a não interromper o círculo virtuoso de conquistas do surfe brasileiro.

  

O clima de integração na paradisíaca Itacaré não evitará acirradas disputas entre estados para definir, por etapa e temporada, qual o melhor time nacional e assim ajudar a formar a seleção brasileira para o Mundial Júnior, onde a galeria de brasileiros campeões inclui só atletas que passaram pela base da CBSurf.

 

Ano passado, o domínio voltou a ser de Santa Catarina, mas individualmente os que mais brilharam foram Mateus Sena, do Rio Grande do Norte, que unificou os títulos Mirim (Sub 16) e Júnior (Sub 18), a carioca Julia Duarte, campeã Sub 18, a bicampeã Sub 16 Tainá Hinckel e o também catarinense Heitor Muller, que faturou a Sub 14 nacional após quatro etapas.

"Estaremos lotados (de inscritos) na Tiririca, o sucesso do CBSurf Júnior Tour é fruto de parcerias entre empresas e entidades, e assim fomentamos o surfe de alto rendimento desde a base e com igualdade".

 

"Os recém-líderes do Brasileiro Profissional da Confederação Artur Silva e Tais Almeida, são exemplos de atletas que passaram pelo nosso circuito de base" declarou Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf, direto do Rio de Janeiro onde se encontrava a trabalho nessa quinta-feira, dia final do prazo de inscrições exclusivas das Federações,

 

No apoio ao evento figuram as pousadas Villa do Dengo, Terra Boa Hotel Boutique, Larcobaleno, Villa N'kara, Villa dos Pássaros, Pousada Shangrilá, Pousada Atlântica, Puerto Escondido, Pousada Pico das Praias, Pousada e Sítio Paraíso, Pousada da Paz, Pousada Porto dos Casais e os restaurantes Tia Deth, Manga Rosa, Mediterrâneo, Recanto das Artes, Senzala, Flor do Cacau, A Brasileira, Espaço Brasil, Tio Gu Creperia, Cantina di Itália, Bigoru Churrasco, Panela de Barro, Pizza do Turco. 

 
 
mais notícias....