Abertas inscrições para o Workshop de Observação de Aves em Itacaré.
redação
Observadores e especialistas de diversos estados brasileiros vão estar em Itacaré na segunda edição do Workshop Turismo de Observação de Aves, que acontecerá de 19 a 21 de setembro no Hotel Vila Ecoporan. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas através do site www.observacaodeavesba.com.br. A promoção do evento é da Associação de Aves da Bahia, com a organização da Happy Tour Eventos e o patrocínio do Prefeitura de Itacaré, Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo.
 
Também conhecido como birdwatching, a observação de aves é uma atividade de ecoturismo que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. A prática tem sido uma atividade crescente no Brasil e no mundo, sendo um tipo de ecoturismo que favorece ganhos tanto para a economia quanto para o meio ambiente.
 
Diante do cenário baiano de grande diversidade de biomas e consequentemente de espécies de aves (834 espécies), esse tipo de turismo tem ganhado força no estado, aumentando o número de visitantes e guias na Bahia. No entanto, devido à grande extensão do território Baiano, a comunicação entre diferentes regiões não tem acontecido de forma eficiente, dificultando o contato entre guias e observadores das diferentes regiões do estado.
 
A primeira edição do Workshop Turismo de Observação de Aves, reuniu na cidade de Mucugê, Bahia, por três dias, autoridades, representantes de associações de turismo, secretarias de turismo de várias cidades do estado da Bahia, guias de turismo, observadores de aves, estudiosos interessados no tema, agentes de viagens e representantes do comércio da cidade de Itacaré. O evento promoveu duas passarinhadas, visitas de campo, com a participação de guias locais e do público participante do evento, resultando na identificação de 123 espécies de aves observadas e fotografadas e quatro novas espécies identificadas na região de Mucugê.
 
Durante o evento, foi possível integrar e compartilhar conhecimento entre guias e observadores de aves regionais, unificando ideias de diferentes regiões do estado e agregando valor ao ramo do turismo de observação de aves. A expectativa é de que em Itacaré seja ainda melhor, com a participação de centenas de pessoas e a identificação de novas espécies.
 
Confira a Programação:
 
Dia 19 de Setembro 17h – Credenciamento
 
18h – Mesa de abertura - autoridades
 
19:00 às 19:30 – Palestra de Abertura - TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES: UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Tietta Pivato – Bióloga, especialista em Ecologia e Ecoturismo, Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, guia de turismo credenciada Embratur e sócia-proprietária da Maritaca Expeditions.
 
19:30 às 20h – OBSERVAÇÃO DE AVES E COMUNIDADE
Charbel El Hani – Professor Titular do Instituto de Biologia da UFBA. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução. Pesquisador reconhecido nacional e internacionalmente nas áreas de Filosofia da Biologia, Pesquisa em Ensino de Biologia e Comportamento Animal. Coordena projeto de pesquisa em Conde-BA que inclui planejamento de implantação de ecomuseu no Estuário do Itapicuru, com papel central do turismo de observação de aves.
 
20h – Coquetel de Abertura
 
Dia 20 de Setemnbro
 
6h às 10h – Passarinhada (local a definir)
 
14h às 14:50h HOTEL TRILHA DOS TUCANOS, TAPIRAÍ/SP – UM CASE DE SUCESSO
 
14:50h às 15:30h - EXPERIÊNCIA DE UM OBSERVADOR (A CONFIRMAR)
 
15:30h às 16:10h – SÍTIO PAU PRETO: UMA HISTÓRIA DE DESENVOLVIMENTO E SUCESSO NA OBSERVAÇÃO DE AVES
Jefferson Bob – guia de Observação de Aves desde 2013 e criador do projeto de recepção de observadores de aves: Sítio Pau Preto em 2017
16:10h às 16:40h – COFFEE-BREAK
 
16:40h às 17:10h – CAMINHOS DE SUCESSO DE UM GUIA DE OBSERVAÇÃO DE AVES
Jeferson Otaviano – biólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Co-fundador do grupo de observadores de aves de Campinas, SP, foi gerente de projetos de educação ambiental no Jardim Botânico do Instituto Agronômico de Campinas e guia de observação de aves.
 
17:10h às 18:00h – TÉCNICA DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO DE AVES
Kacau Oliveira – 10 anos de fotografia e observação de aves, especialista em tratamento de fotos.
 
18:00h às 18:40h – MESA REDONDA - IDENTIFICAÇÃO E FOTOGRAFIA DE AVES
 
Dia 21 de Setembro
 
6h às 9h – Minicurso de identificação e fotografia de aves em campo (limite de inscrição)
 
6h às 9h – Passarinhada (local a definir)
 
10h às 12h – Oficina de capacitação de guias e condutores da região (aula teórica) - (limite de inscrição)
Luiz Trinchão - Guia de observação de aves, Educador e Técnico Ambiental
 
14h às 14:50h – COMPORTAMENTO DO OBSERVADOR DE AVES E GUIAS SEGUINDO NORMAS
Sérgio Luiz Freitas Teixeira – Graduado em Administração de Turismo e Hotelaria pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2001). Ministra cursos e palestras sobre Turismo Rural e Ecoturismo, Planejamento e Formatação de Trilhas Ecológicas Interpretativas. Foi professor do Curso Técnico de Turismo & Hotelaria da Emarc, em Uruçuca-BA. Participou dos conselhos gestores do PESC - Parque Estadual Serra do Conduru; APA Lagoa Encantada e Rio Almada e Conselho Municipal de Turismo e Meio Ambiente do Município de Uruçuca-Bahia. Atualmente está lotado na Assessoria Técnica do Centro de Extensão da Ceplac, com atuações na área de projetos de desenvolvimento de comunidades rurais.
 
14:50h às 15:30h – POTENCIALIDADES DA OBSERVAÇÃO DE AVES EM ITACARÉ
Pablo e Nido Cafezeiro -
 
15:30h às 16:00h – COFFEE-BREAK
 
16h às 17h– Mesa de Encerramento – Avaliação Final
 
 
mais notícias....