Obras e metrô facilitam acesso de torcedores à Arena Fonte Nova.
redação
Os amigos Lucas Ledezm e Eduardo Miotti pedalaram mais de 3 mil quilômetros entre a cidade de Córdoba, na Argentina, e Salvador para acompanhar os jogos da Copa América na capital baiana. Eles viajaram durante 30 dias e vão assistir à disputa entre Colômbia e Argentina, no próximo sábado (15), na Arena Fonte Nova. 
 
“Chegamos hoje pelo ferry-boat e viemos direto para a Arena Fonte Nova sentir o clima e ter uma prévia do que encontraremos no dia do jogo. O que posso dizer sobre a Bahia até agora é que já encontramos muita gente legal nessas poucas horas que estamos aqui. Vamos torcer por uma final entre Brasil e Argentina”, revelou Lucas Ledezm, que é professor de Educação Física. 
 
A Arena Fonte Nova receberá cinco jogos da Copa América entre os dias 15 e 29, com expectativa de estádio cheio todos os dias. Os torcedores baianos e turistas que irão se deslocar pelas imediações do estádio terão mais conforto e segurança no trajeto. O Governo do Estado vem realizando uma série de obras no entorno da Arena. Com um investimento de R$ 11 milhões, o projeto de requalificação, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), já está prestes a ser finalizado. 
 
“Foram realizados diversos serviços no entorno da Arena. A nossa prioridade foi facilitar o acesso dos torcedores. Para isso, requalificamos todas as calçadas, instalamos piso tátil e deixamos o acesso mais livre. Também melhoramos as escadarias e fizemos viadutos de acesso direto à Arena Fonte Nova”, explicou o superintendente da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Rogério Machado. 
 
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O projeto contempla requalificação de calçadas e instalação de piso tátil
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
 
Ainda de acordo com o superintendente, as obras contemplaram a requalificação asfáltica nas avenidas Vasco da Gama, Costa e Silva e Djalma Dutra. “ Foi uma iniciativa para atender os torcedores que utilizam o metrô e o transporte público de forma geral e se dirigem ao estádio. Normalmente, esse percurso mais próximo é feito a pé ou por carros que irá acessar o estacionamento do estádio. Com essas obras, evitamos contratempos nesse percurso”, acrescentou. 
 
Mobilidade
 
Para atender a demanda extra durante os jogos da Copa América, a CCR Metrô Bahia preparou um esquema especial de funcionamento. Os baianos e turistas que utilizarem o metrô contarão com um tempo menor de intervalo entre os trens.
 
No dia 18 de junho, quando a Arena Fonte Nova recebe o jogo do Brasil x Venezuela, a Estação Campo da Pólvora de Metrô terá o horário de funcionamento estendido para 0h30, a fim de garantir a volta dos torcedores. Nas demais estações das Linhas 1 e 2, o horário estendido será apenas para desembarque dos usuários.
 
“Nos cinco dias de jogos, o metrô irá operar com estratégias especiais que incluem o reforço no quadro de colaboradores e de agentes de segurança. Além disso, teremos equipes especializadas preparadas para atuarem em grandes eventos. O nosso Centro de Controle Operacional vai monitorar toda a demanda a partir das duas mil câmeras instaladas no metrô, além de estar de prontidão para, caso haja necessidade, acionar os órgãos da Segurança Pública”, destacou o coordenador de atendimento da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Silva. 
 
 
mais notícias....