Agricultores familiares de Remanso recebem mudas de palma e selos para produtos da agricultura familiar.
redação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou no último domingo (14), no município de Remanso, Território de Identidade Sertão do São Francisco, a entrega de Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) para 18 produtos de associações voltadas para as cadeias produtivas da apicultura, pesca artesanal e fruticultura. Também foram entregues 50 mil mudas de palma para agricultores familiares do município.

Com o Sipafs, os grupos que já comercializam para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) poderão incluir outros produtos certificados, com a redução de impostos na nota fiscal emitida.

A presidente da Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso (APPR), Lucília Freitas, vê esse selo como um apoio para a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado: “Desde quando a gente fundou a APPR que estamos nessa luta pela aceitação e certificação dos nossos produtos. O Sipaf é um incentivo para que a cada dia a gente dê um passo à frente, garantindo que as pessoas reconheçam o nosso produto”.

O superintendente da Suaf, Ademilson Rocha (Tiziu), destacou a importância destas ações conjuntas para os agricultores familiares: “O Governo do Estado tem várias ações que vão desde a produção até a comercialização. Garantindo a segurança alimentar do rebanho, por meio da distribuição de forrageiras, como também a entrega de selos, que facilitam a inserção destes produtos no circuito comercial. Essas iniciativas contribuem com a vida de todos os agricultores familiares”, concluiu o superintendente.

O encontro contou com representantes de associações de agricultores familiares, sindicatos e lideranças locais. A agricultora familiar Teresa Araújo, da comunidade Negros, é uma das beneficiárias das mudas de palma e está na expectativa de melhorar a alimentação e o manejo dos animais que cria: “Eu tinha uma roça cheia de palma, mas deu uma doença [cochonilha] e a palma morreu quase toda. Agora, com essas mudas, tenho fé que no ano que vem meus bichos vão ter o que comer, sem ter que me preocupar em comprar ração”.

De acordo com Pedro Alves, secretário de Agricultura do município, essa é uma ação muito importante em benefício dos agricultores: “A palma é uma das forrageiras mais utilizadas para a alimentação animal e, ao longo desses anos, devido à estiagem prolongada, as sementes de palma foram se perdendo”.

As ações são executadas pelas unidades da SDR: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).

 
 
mais notícias....