Itabuna no lançamento do programa nacional Investe Turismo.
redação

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Daniel Leão, considerou positiva a participação de Itabuna no lançamento do programa Investe Turismo, em Salvador, pelo ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, o que abre perspectiva para o desenvolvimento de projetos locais e regionais em parceria com o governo federal e o estado.

 

Como representante do prefeito Fernando Gomes, ele destaca que Itabuna não só investe na elaboração de um Plano Municipal de Turismo, como também da implantação do Conselho Municipal de Turismo, instrumentos que habilitam o município a elaboração de projetos e captação de recursos de órgãos governamentais e mesmo através de instituições como o BNDES para projetos setoriais. A preocupação agora é com a elaboração de projetos em sintonia com os demais órgãos do governo municipal para parcerias e possível captação de recursos.

 

Investe Turismo

 

O programa Investe Turismo é realizado pelo Ministério do Turismo parceria com a Embratur, o Sebrae e secretarias estaduais de turismo. A estrutura das ações tem como foco rotas que vão trabalhar o desenvolvimento do turismo de forma regional e integrada, tanto com os parceiros públicos quanto com privados. Hoje, no Brasil são 30 rotas turísticas, pelo menos uma por estado, com prioridade para 158 municípios estratégicos para o turismo.

 

Para o ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, "esse programa vai colocar a indústria do turismo na rota do desenvolvimento e diminuir a distância entre o nosso potencial e a realidade do turismo na Bahia e no Brasil". Ele destacou ainda, que as rotas escolhidas reúnem qualidades para transformar as cidades em grandes destinos, além de proporcionar experiências memoráveis aos viajantes. O investimento inicial do programa é de R$ 200 milhões.

 

Em Salvador, o presidente Daniel Leão também esteve com os Secretários de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Júnior e de Salvador, Cláudio Tinoco Melo de Oliveira e participou de reuniões com o presidente nacional da EMBRATUR, técnicos em fomento para a atividade em diversas áreas e de bancos de fomentos, na busca de identificar possibilidades de captação de recursos para projetos em Itabuna.

 

Na agenda dos debates após o lançamento do Investe Turismo foram discutidas às respostas elencadas nos trabalhos exigidos pelo Governo Federal em torno da nova plataforma alimentada há poucos dias atrás pela FICC para atender as exigências para inclusão de Itabuna no Cadastur e Mapa Do Turismo Brasileiro, com auxílio da Consultora na área de turismo professora Santina Gonçalves.

 

Também ficou definido que os municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro farão parte de uma grande ação de estruturação da atividade turística em todo o território nacional, pretendendo realmente fortalecer as bases da atividade e torná-la competitiva a nível mundial, gerando emprego e renda. A ideia sugerida pelo Ministro interino do Turismo, é que de agora em diante a profissionalização da atividade turística veio para ficar, pois "não temos como correr das estruturações a serem realizadas. Temos que colocar a mão na massa, além do mais nenhum governo veio até as bases buscar os empresários e gestores públicos para compor a rodada de negócios como estamos fazendo agora."

 
 
mais notícias....