Pré-Conferência de Assistência Social começa nesta quarta-feira (21)
redação

Vai ser dada a largada para a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Itabuna, que acontece em 11 e 12 de Setembro. Nesta quarta-feira (21), a partir das 9 horas, no Centro Pop, terá início a etapa das pré-conferências, que antecede o evento, discutindo os temas e filtrando propostas que serão expostas na conferência. Outros cinco momentos de discussão estão agendados para serem realizados antes da Conferência Municipal: dia 22/08, às 13:30h no CRAS II; 27/08 às 13:30h no CRAS CEU; 29/08 às 13:30h no CRAS I; 03/09 às 08:30h e 14:30h no Colégio CEEP; e no dia 05/09, reunindo Movimentos Sociais de Mulheres, em local e horário a definir.

 

Sobre a expectativa para as pré-conferências, a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma destacou que o momento oportunizará um amplo debate em torno de políticas públicas para a população, resultando em propostas que serão levadas à Conferência e poderão se tornar leis, garantindo direitos às crianças, adolescentes, adultos e idosos. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Suse Mayre Moreira considera importante a realização desta etapa como ponto de partida para apresentação de ideias e início dos debates entre os agentes atuam diretamente com a assistência social.

 

Com o tema "Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social", a Conferência Municipal pautará uma importante discussão em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Durante o evento, o temário da conferência será discutido em três (3) eixos: no Eixo I será abordado 'Os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciária e à reforma trabalhista'; no Eixo II, o tema será 'A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito; já no Eixo III, os participantes debaterão a 'Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS – "Nada sobre nós, sem nós"'.

 

Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Conferência Municipal deve reunir profissionais da Assistência Social que atuam em municípios vizinhos, além de estudantes e representantes da sociedade civil organizada.

 
 
mais notícias....