Ilhéus recebe II Simpósio e Campeonato de Salvamento Aquático nesta quinta (19)
redação

Ilhéus é cenário do II Simpósio e Campeonato de Salvamento Aquático, a partir desta quinta-feira (19), às 14h, no Teatro Municipal (TMI). As atividades seguem até sexta-feira (20), às 7h da manhã, com o início das provas de praia, na Cabana Palmito – Praia do Sul, onde ocorre a concentração e o credenciamento. Participam desta edição 110 atletas divididos em 22 equipes.

Durante abertura do evento no Teatro Municipal de Ilhéus, haverá apresentações culturais com os grupos Tribo Unida de capoeira e CT Selva Jiu-jitsu. Animam a plateia com música, Deivid Pato Pago Funk e Fabinho o Cowboy Apaixonado. Ainda no palco do TMI, Cláudio MPB com muita música popular brasileira.

O encontro deve abordar ainda sobre Resgate Aquático, Salvamento Aquático Desportivo, Semana Latina Americana e Educar para não afogar (Sobrasa); Jiu Jitsu Aquático (Salvamar); Salvamento em Altura (BC); Surf Lifesaving Club; Regulamento Municipal (Sinsepi); Atendimento ao Afogado (AL Master); A importância do SAMU192 (Ovace).

A segunda edição do Simpósio será aberta ao público com programação voltada para palestras com objetivo de prevenir o afogamento e demonstrar as novas técnicas usadas em salvamento aquático e emergências aquáticas, principalmente levando o conhecimento padrão para a prevenção e emergência.

A expectativa de Domingos Madureira é de receber mais de 400 pessoas no teatro com um público variado. "O propósito destes eventos é melhorar o conhecimento de técnicas, promover a integração entre serviços de salvamento e, principalmente, diminuir o número de afogamentos que ainda é muito alto em nossa região", explica o organizador do evento.

Os salva-vidas e atletas vão competir na modalidade Aquátlon, com 400 metros de natação e 500 metros de corrida. Esta prova dura que exige dos competidores muita resistência física. Além disso, as provas de resgate no mar com flutuante e nadadeira, e na ocasião, os competidores terão como desafio salvamento com pranchão e corrida a nadadeira e surf. 

 
 
mais notícias....