Biblioteca Municipal Plinio de Almeida comemora 30 anos.
redação

Missa em ação graças, apresentação de fanfarra e lançamento de coletânea de autores regionais. Esta foi apenas uma parte da programação de aniversário da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, que completou, no dia 25 de setembro, 30 anos de criada em Itabuna. A solenidade bastante concorrida e animada aconteceu no último dia 3 com a presença de autoridades e convidados.

 

O prefeito Fernando Gomes, por exemplo, ressaltou a importância de um espaço público como aquele para a comunidade em geral. Ele também elogiou o trabalho da equipe pela organização, dedicação e , principalmente, pela comemoração das três décadas de serviços prestados à população itabunense.

 

Na abertura, o  diretor de Comunicação Social da Prefeitura, o jornalista  Paulo Lima contou um pouco da trajetória de vida e trabalho de Plínio de Almeida, que dá nome à biblioteca. Paulo lembrou que Plinio além de professor, foi poeta, orador, jornalista, artista plástico, desenhista, radialista e que deu importante contribuição ao ajudar a construir parte da história de Itabuna, inclusive na vida pública e cultural do município. "Plínio de Almeida morreu repentinamente no exercício de um dos ofícios que ele mais gostava, o de cerimonialista de uma exposição de um artista plástico estrangeiro no centro de Itabuna".

 

Na sequência, a diretora da biblioteca, Rita de Cássia Nascimento Santos falou um pouco do trabalho desenvolvido na biblioteca e por meio da exibição de um vídeo mostrou as atividades diárias do espaço. Rita aproveitou para homenagear ao prefeito Fernando Gomes com uma placa pelos relevantes serviços prestados ao município. Outras 15 pessoas também foram homenageadas com a entrega do diploma "Amigo da Biblioteca" .

 

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Daniel Leão, aproveitou para destacar os benefícios que uma biblioteca traz para a comunidade, como um espaço para a pesquisa e o conhecimento.    

 

A programação  incluiu ainda uma exposição de fotos resgantando parte do passado e mostrando um pouco do presente da gestão do prefeito Fernando Gomes.  E foi encerrada com o lançamento das coletâneas dos escritores Adilson Machado e Ruy Póvoas. Ambos destacaram a importância da cultura e da leitura para um povo.

 

A missa em ação de graças que abriu a programação foi celebrada pelo  Padre Toni Valério, da Paróquia de Santa Maria Madalena (Nova Itabuna), no plenário da Câmara de Vereadores. Participaram das homenagens, além do prefeito Fernando Gomes e do vice, Fernando Vita, os secretários der Sustentabilidade  Econômica, Jorge Vasconcelos e de Educação Nilmecy Gonçalves, o diretor do Departamento de controladoria Flávio Figueiredo, os presidentes da Ficc, Daniel Leão e da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida,  servidores da biblioteca e demais convidados.       

 
 
mais notícias....