Hospital Geral Roberto Santos recebe Hemóvel a partir desta terça-feira.
redação
Para incentivar as doações voluntárias de sangue, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), receberá, a partir desta terça-feira (22), o Hemóvel em suas instalações. O ônibus, que vai ficar estacionado em frente ao Auditório Central da instituição até sexta-feira (25), fará coleta de material e cadastro de medula óssea, das 8h às 17h.
 
Com a ação, a Agência Transfusional do hospital (AT-HGRS) pretende melhorar o nível do estoque de bolsas de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Uma vez estável a situação, é possível otimizar o cronograma de cirurgias eletivas, avançar o tratamento de quem precisa de hemodiálise e, principalmente, garantir que não faltem bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência.
 
Para se ter uma ideia, ao dia, são necessárias 50 bolsas de sangue para atender às diversas demandas que chegam à AT-HGRS. Atualmente, o Hospital Roberto Santos – que é o maior do Norte-Nordeste – realiza procedimentos com apenas 1/5 deste número, tornando recorrentes as remarcações de cirurgias eletivas.
 
Amigos do Roberto Santos
 
Além do Hemóvel, outra ferramenta disponível para ajudar o HGRS é a doação para o cadastro de número 0106, que leva o nome “Amigos do Roberto Santos”. Se você não vai doar para reposição de sangue de um paciente específico, basta avisar aos profissionais da Fundação Hemoba que tem interesse em fazer a doação voluntária para o hospital. Com um simples gesto, o cidadão se torna, de uma só vez, amigo de centenas de pessoas e tem a possibilidade de salvar suas vidas.
 
Requisitos básicos
 
O candidato a doador de sangue precisa se apresentar ao ponto de coleta portando documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
 
 
mais notícias....