Obras classificam Ilhéus como uma cidade em transformação, diz prefeito.
redação

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, fez um balanço sobre as principais ações da gestão, durante entrevista concedida nesta quarta-feira (20) ao programa O Tabuleiro, na Ilhéus FM. Os avanços na saúde, educação e obras de infraestrutura ao longo de sua gestão foram os destaques da conversa com o radialista Vila Nova. Na oportunidade, o gestor classificou Ilhéus como "uma cidade em transformação" e reafirmou seu compromisso na manutenção do diálogo com os cidadãos ilheenses.

 

O prefeito enfatizou o trabalho na área da infraestrutura, que classificou como essencial no direito de ir e vir do cidadão que já nota as melhorias. "Tudo o que fizemos até agora é fruto do trabalho de um prefeito que se movimenta em busca das melhorias, não apenas com a gestão dos recursos próprios, mas também dos recursos dos governos estadual e federal. Esse movimento rendeu um convênio com o Estado para recuperação de 17 quilômetros de asfalto para completar as mais de 30 vias do nosso município", ressaltou o prefeito.

 

Obras de qualidade – Mário Alexandre lembrou que logo quando assumiu a administração, encontrou grandes dificuldades em diversos setores. "O que víamos era um asfalto sonrisal na cidade. No bairro Nossa Senhora da Vitória, teremos que refazer toda aquela artéria, como fizemos no Nelson Costa. Ao contrário do que encontramos, estamos removendo o que foi encontrado e aplicando um asfalto de qualidade, sem falar nas obras de drenagem pluvial com substituição de manilhas em todos os pontos alagadiços com recursos próprios", destacou.

 

Na entrevista, o prefeito ressaltou as conquistas nas áreas da mobilidade urbana que impulsionaram uma nova dinâmica no trânsito da cidade. "Para garantir os avanços, fizemos o dever de casa, cobrando os recursos assegurados. Constantemente estou com ministros, governador e secretários estaduais para garantir as melhorias para Ilhéus. Agora, escuto ex-prefeitos que respondem a inúmeros processos na justiça, que governaram mais de vinte anos e tiveram que devolveram milhões de reais ao Governo Federal", lembrou.

 

O prefeito falou sobre a importância da conclusão do Projeto Orla Sul, que estava paralisado há mais de dez anos e, até junho deste ano, a população receberá este importante equipamento para o turismo, esporte e lazer. "Ali teremos uma grande ciclovia, paisagismo e novo sistema de iluminação. Estamos planejando a cidade para suas principais vertentes de desenvolvimento com atração de empreendimentos para a zona sul, uma das áreas de crescimento e garantia de geração de emprego e renda".  

 

Em relação à chegada da nova ponte, o prefeito comentou sobre o convênio com a Coelba para requalificação de passeios e gramado no entorno do aeroporto local. "Estamos cobrando da administração do aeroporto a construção de um novo muro que atenda o desenho do projeto. Toda ação realizada na cidade tem uma reação". E arremata: "as desapropriações geraram alguns transtornos, mas transformação é isso. Estamos trazendo novas vertentes de acesso à Ilhéus, implantação de empreendimentos como Vog, Cidadelle, Brisa do Mar, Alphapark e Assaí Atacadista".

 

Enfatizou ainda os avanços para a zona norte do município. Adiantou que recentemente foi criada uma comissão formada por deputados, senadores juntamente com governador Rui Costa, para definirem um encontro com o novo ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas. "Iremos alinhar com o ministro, que inclusive anunciou a licitação, os últimos detalhes para a implantação da Ferrovia Leste Oeste e o Porto Sul, que irá promover o tão sonhado desenvolvimento que Ilhéus precisa", enfatizou.

 

Outro ponto abordado pelo prefeito Mário Alexandre durante a entrevista, foi sobre a melhoria das estradas vicinais. Citou que nas últimas semanas tem visitado inúmeras localidades junto com as equipes e acompanhado os trabalhos. Foi honesto ao assumir ter sido uma falha do prefeito não acompanhar os trabalhos de fiscalização, mas concluiu não ser tarde para um reposicionamento, com iniciativas que cheguem na ponta, com obras de cascalhamento, iluminação e transporte escolar.

 

Servidores – O prefeito comentou ainda sobre o afastamento de servidores públicos conhecidos e amigos. "A herança deixada por gestões anteriores, numa sequência de erros administrativos e jurídicos lesou os cofres públicos, e é claro que estamos consternados com a obrigatoriedade de cumprimento da decisão judicial, que ao meu ver foi uma manobra política. Os novos concursados que se encontravam ansiosos para serem nomeados, chegaram com todo o gás e motivados para prestar um bom serviço à cidade", completou.

 

Na entrevista, o chefe do administrativo ilheense ressaltou as conquistas dos servidores municipais durante a sua gestão. Entre elas, o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) que oferece o benefício do pagamento de 35% da média salarial do servidor nos últimos 12 meses, durante 20 anos, e o aumento significativo de 100% nos cartões de vale-alimentação e as reformas de 10 escolas municipais, sete unidades de saúde entregues e mais oito em reforma e construção, a exemplo do Posto Sarah Kubitschek, no Malhado e o Posto da Princesa Isabel.  

 
 
mais notícias....